sexta-feira, 18 de junho de 2010

"Torcida Nota 10" garante Copa animada e consciente

Brasileiro é apaixonado por futebol e em dias de jogos da Seleção Brasileira milhões se reúnem para torcer pela vitória canarinha. Alguns em casa, com a família e vizinhos, outros no trabalho, com os colegas. Mas o que tem se tornado rotina de toda a Copa do Mundo é a reunião em bares e restaurantes que, de olho no lucro, fazem programações especiais a fim de conquistar o cliente, com direito a rodadas de cerveja grátis a cada gol feito pelo Brasil. Diante da facilidade para o consumo de álcool, alguns abusam, e o que era para ser uma festa, acaba se transformando em tristeza para muitos.
Após o jogo de estreia do Brasil na Copa, contra a Coreia do Norte, na última terça-feira (15), muitas foram as ocorrências em todo o País por causa da embriaguez. Nas estradas que cortam o Estado de Piauí, a Polícia Rodoviária Federal registrou quatro acidentes, com dois feridos. No estado do Paraná, na cidade de Sarandi, o número de ocorrências dobrou, por causa de acidentes de trânsito e lesões corporais causadas por brigas. No Distrito Federal, o Batalhão de Polícia de Trânsito autuou 79 motoristas que estavam conduzindo embriagados.
Visando torcer pela seleção com responsabilidade, o Força Jovem da Igreja Universal do Reino de Deus de Minas Gerais organizou a “Torcida Nota 10”, em todo o estado mineiro. Na Catedral da Fé da capital, Belo Horizonte (BH), jovens se reuniram no Espaço Jovem e acompanharam o jogo da seleção em um telão. Refrigerantes, sucos e petiscos foram servidos para a turma, que de uma forma equilibrada comemorou a vitória brasileira ao som das vuvuzelas.
Segundo o pastor responsável pelo Força Jovem Minas, André Vieira, a ideia surgiu para manter os jovens em segurança. Ele explica que a rivalidade entre torcedores de futebol de BH é muito grande, e que em dias de jogos, mesmo que seja da Seleção Brasileira, a violência aumenta após o término das partidas. “Aqui em BH existe um fanatismo muito grande entre as torcidas, e para evitar que os jovens fiquem nos bares assistindo os jogos e correndo o risco de se embriagar, causar acidentes ou se envolver em brigas, nosso grupo decidiu dar a eles a opção de se reunir na igreja, para torcer de uma forma consciente, sem exageros”.
O web designer Cleidson Rodrigo de Moraes, de 23 anos, torceu junto com o grupo e garante que valeu a pena fazer parte da torcida. “Eu achei ótima a ideia do pastor, porque você torce de uma forma consciente e em segurança, pois estava cercado de pessoas animadas e com a emoção controlada, sabendo que é apenas uma partida de futebol que está em jogo e não a minha vida”, comenta.
A corretora de imóveis Bárbara Cristina de Lima, de 19 anos, (foto acima, no círculo)antes de participar do grupo, costumava frequentar bares em dias de jogos e já presenciou diversas brigas por causa dos exageros. Presente durante a torcida do Força Jovem, ela garante que dessa vez pode acompanhar o jogo sem medo. Bárbara também afirma que a animação da turma foi melhor e mais divertida do que a das companhias do passado. “Quando eu torcia nos bares ficava sempre apreensiva, pois a qualquer momento poderia sair alguma briga. Dessa vez foi diferente, o ambiente era outro, todos comemoravam de forma sadia e eu pude assistir ao jogo com tranquilidade”, conta.
A “Torcida nota 10” continuará em todos os jogos da Seleção Brasileira e você está em BH e também quer torcer com a turma dos jovens conscientes, vá até a IURD mineira que fica localizada na Avenida Olegário Maciel, 1.206, no bairro Lourdes.
fonte:
http://www.arcauniversal.com/iurd/noticias/torcida_nota_10_garante_copa_animada_e_consciente-1126.html