segunda-feira, 26 de julho de 2010

A beleza das cãs / A experiência dos idosos é valorizada por Deus

De repente eles chegam aos 60, 70, 80 anos. Dão conselhos, refletem sobre a vida e orgulham-se em ter vivido épocas únicas em suas gerações. Gostam de falar, compartilhar conhecimentos e experiências, mas nem sempre sentem o prazer de serem ouvidos. Por vezes, o excesso de ocupação dos mais novos, aliada a falta de cuidados para com os idosos, faz com que muitos deles se isolem no próprio passado, tornando a vida inteira resumida a retratos e lembranças.

A Bíblia fala a respeito das tribulações que todos os cristãos passam ou passarão um dia. No entanto, as angústias e aflições naturais de quem teve o novo nascimento podem ser ainda maiores na vida de uma pessoa idosa. A isto pode-se somar também o sofrimento causado pelo desprezo, solidão e limitações decorrentes da idade.
Talvez seja por isso que a falta, geralmente, seja uma presença constante na nova etapa da vida daqueles que ultrapassam a linha dos 60 anos. Falta amor, carinho, consideração, respeito e paciência, principalmente. Consequências de uma tendência que nossa sociedade possui em marginalizar os idosos, resultado da supervalorização da juventude em detrimento a tudo o que pode ser considerado velho. O egoísmo, normalmente dos mais jovens, retrata uma ausência de preocupação com o futuro, como se o inconsciente falasse que a partir daquela idade o lugar no mundo dos mortos seria o melhor para eles.

Este tratamento, entretanto, contradiz o que Deus fala sobre a “melhor idade”. No passado, Deus preparou uma série de leis para o povo de Israel, e nelas incluiu uma para os idosos: “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a presença do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor”. (Levítico 19:32) E completa: “Coroa de honra são as cãs, quando se acham no caminho da justiça.” (Provérbios 16:31)

Nestes versículos, Deus diz que devemos não somente respeitar, mas honrar os idosos, considerando suas vivências e experiências refletidas em cada fio de cabelo branco. Aos cristãos, o Espírito Santo, através do apóstolo Pedro, orienta a amar uns aos outros não com dissimulações, mas de coração, ardentemente (Leia 1 Pedro 1:22).

Com isso, não basta apenas deixar de maltratar o idoso, mas, de fato, mostrar interesse ativo em sua pessoa, demonstrando preocupação, atenção, paciência e benevolência para com eles. Assim, esses cuidados não trarão somente benefícios físicos, mas principalmente psíquicos e espirituais.

Ainda sobre o tratamento ao idoso, Deus adverte: “Não repreendas ao homem idoso; antes, exorta-o como a pai; aos moços, como a irmãos.” (1 Timóteo 5:1) A Bíblia deixa bem claro que essa relação de respeito e consideração entre jovens e velhos deve ser valorizada, já que as experiências de uma vida inteira valem como um troféu pelas décadas de caminhada, cujos erros e acertos figuram como degraus na longa escada chamada vida.

No entanto, a Bíblia não adverte apenas os mais novos acerca de atitudes comportamentais, Deus também indica como deve ser o proceder dos idosos. Ele os aconselha o seguinte: “Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, sensatos, sadios na fé, no amor e na constância”. Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestres do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.”(Tito 2: 2-5)

Ajudar os idosos, demonstrar carinho, e ter consideração e respeito para com eles, antes de ser um dever espiritual do cristão é um ato de cidadania de qualquer pessoa. Além disso, o jovem sensato, que compreende bem o processo de envelhecimento, não deixa que o mito da juventude eterna, tão aclamada pelo mundo, desvalorize e rejeite o seu próprio futuro. Afinal de contas, só não envelhece quem morre cedo.


fonte:
http://www.arcauniversal.com/iurd/noticias/a_beleza_das_cas-1560.html -
por Jaqueline Correa